top of page

Comunicação: a chave para construir relacionamentos

Quando profissionais me procuram para realizar o marketing de seus serviços e produtos, percebo que muitas vezes o conceito que têm em mente está completamente confuso. Houve épocas em que as pessoas acreditavam que anunciar em páginas amarelas era fazer marketing, e hoje em dia, o post no Instagram é a febre.


Vamos à definição de marketing feita por Kotler:

"Satisfazer as necessidades dos clientes com lucro, em um relacionamento de longo prazo."

Uma estratégia é o marketing 360, onde envolve um planejamento para todos os pontos de interação com o consumidor. Ao adotar essa abordagem, os profissionais podem aumentar a visibilidade de seus negócios e atrair mais clientes.



Importante: Eu apresento essa estratégia, mas não é necessário usar todos os canais. Ao planejar os meios de contato, foque naqueles que você conseguirá nutrir, acompanhar e estabelecer relacionamentos de forma eficaz.


Ao comunicar, pode-se utilizar uma variedade de canais para alcançar o público-alvo, incluindo:

  • Site: site é um excelente espaço para interação, permitindo a criação de conteúdos, como blogs, para educar o seu público. Hoje em dia, é possível criar um site em diversas plataformas, como Canva, Notion, Wix e muitas outras, sem a necessidade de um conhecimento extenso em programação. Ao ter um domínio próprio, você não fica sujeito aos diversos problemas de regulamentação das redes.

  • Anúncios e orgânico: Campanhas pagas, alcance rápido e resultados mensuráveis. Crescer organicamente de forma sustentável, construindo autoridade e relacionamentos genuínos ao longo do tempo.

  • Redes sociais: LinkedIn, Instagram, Facebook, TikTok e muitas outras são tipos de redes sociais, cada uma com suas características de uso. Não é necessário estar presente em todas, mas é importante compreender em quais plataformas o público que você deseja alcançar está mais ativo.

  • E-mail marketing: Embora o envio de e-mails possa parecer obsoleto para algumas pessoas, é uma estratégia de comunicação eficaz para interagir com indivíduos que têm diversos hábitos de interação. (P.S.: Gosto muito de receber bons e-mails com novidades. Já comprei diversos cursos e produtos porque os recebi.)

  • Eventos: Online ou presencial, um evento é uma estratégia de interação direta com o seu público, onde a audiência está concentrada e prestando atenção ao seu conteúdo. Pensar em eventos requer considerar a palavra "encantamento". Cuide dos pequenos detalhes para que as pessoas percebam que sua intenção é transmitir conteúdo, servir e construir relacionamentos.

  • Envio de correspondência: Escrever uma carta de aniversário ou uma mensagem personalizada para um objetivo específico é um ponto de contato. Muitas pessoas limitam-se ao ambiente online, mas gosto de destacar que a comunicação deve considerar que somos influenciados pelos nossos sentidos: visão, tato, cheiro, audição e paladar. Considere os famosos "recebidos" como exemplo, receber algo especial em casa, quando bem pensado, é uma experiência deliciosa.

Para implementar o marketing 360 e escolher os canais de comunicação, é necessário primeiramente definir seus objetivos de marketing. Depois de definir seus objetivos, eles podem desenvolver uma estratégia que envolva o uso de diferentes canais de comunicação para alcançar esses objetivos.

Se o seu serviço envolve ensino, seja como professor particular ou mesmo como infoprodutor, o marketing 360º é uma estratégia para materializar sua presença em vários canais. Por isso, é importante que, ao escolher sua mensagem, não se restrinja apenas à venda, mas sim busque: criar relacionamentos, surpreender, ensinar e trazer curiosidades.


Aqui estão algumas dicas adicionais para implementar uma estratégia de marketing 360º eficaz:


Seja consistente: É importante ser consistente com sua mensagem e sua presença online.

Seja criativo: O marketing 360º é uma oportunidade de ser criativo e de se destacar da concorrência. Nada de ficar copiando o mesmo conteúdo em vários lugares. Ok?

Seja paciente: Leva tempo para construir relacionamentos com o público-alvo e gerar resultados.


Este UPDATE serviu para você? Aplique em sua vida e compartilhe também este post.


O Update na mente só se faz quando apertamos o botão da ação!

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page