top of page

Insights da cozinha para os estudos


Olá Updaters,


"Tudo na vida é aprendizado!"


Gosto bastante de café, já tive blog sobre a bebida e em um período trabalhei como barista (Barista = o profissional especializado no preparo do café de alta qualidade, cafés especiais). Nesta semana acendeu uma luz em minha mente sobre Rotina & Aprendizados de uma cozinha.

Quem me acompanha nas redes sociais, dialogo bastante sobre foco & disciplina. É um enorme desafio para mim, principalmente para compreender a diferença de rotina e monotonia. Me acostumei em dizer "rotina é chato, gosto do diferente", porém este padrão de pensamento não me trouxe benefícios.


Muitas vezes escutamos essa frase e queremos no momento extrair algum ensinamento, anotações ou moral da história. Gosto de pensar nesta frase da seguinte forma:

"Tudo na vida é aprendizado, em algum momento compreenderá o significado em sua jornada."

Aprendizado sem aplicação é apenas informação, por isso não considero tudo na vida um aprendizado. Todas as circunstâncias em nossa vida pode nos ensinar algo, porém nós precisamos estar com uma mente aberta para tal.

Espero que estes insights sobre o que vivenciei nas cafeterias possam contribuir para vocês na forma de pensar estudo e aquisição do conhecimento.


O Abre

Neste momento o foco é deixar tudo pronto para as portas abertas, ligar os equipamentos e a verificação das tarefas do dia. Em nossa rotina de estudos, iniciar o dia em qualidade é prioridade:

Pontualidade

"Aquecer as turbinas" - Treinar, alimentação para iniciar a manhã

Verificar as tarefas do dia, compreender qual tarefa é a única coisa necessária para que todas as outras fluam


Organização

Para facilitar a rotina, na cozinha deixa alguns itens pré-preparados para quando for o momento de realizar o pedido tudo está devidamente cortado e organizado. Aplico este conceito para organizar minha mochila do dia - Organizo os livros, artigos, cadernos de notas, apps e pdfs. Já está tudo separado o que utilizarei, quando for o momento de estudo não perco tempo localizando o item que necessito.

Isso evita procrastinação, atraso e cansaço.


Preparo

Vaporizar leite e fazer latte art precisa de muita atenção no preparo, estar com a cabeça em outro lugar e não no presente pode causa acidentes. Me queimei algumas vezes e fiz cappuccinos ruins pois estava em todos os lugares, menos no momento presente!

Nos estudos diversas vezes isso acontece também, quando estou sem foco preciso reler muitas vezes para compreender algo. Retrabalho é consequência de não valorizar o presente.

Técnica: 4 X 25 Min

Em momento espaçados no meu dia, separo 25 minutos para trabalhar com hiper foco, desligar celular, quaisquer interferência que pode me tirar desta atividade. Deixo água e castanhas para não precisar levantar no momento deste hiper foco.

25 minutos totalmente dedicado para aquilo que desejo: Artigo, leitura de um livro, organizar meus estudos e outras tarefas. Durante um dia escolho fazer 4 séries de 25 minutos porém não precisa ser tudo de uma vez!


Separe que vai servir

Tudo que é relacionado ao pedido, separe e sirva tudo junto. Este princípio podemos utilizar para o estudo - seja específico: Estudo do L'imparfait para o francês?

Separe a gramática, exercícios e vídeos para consolidar. Já deixe separado com post-its, clipes e organizador de notas (everynote). Pegue tudo sobre o tema específico!


Tempo livre, treine!

Servir cappuccinos com desenhos elaborados para mim era maravilhoso, muitas vezes praticava nos momentos onde não tinha clientes e tarefas.

Tempo livre, treine! Se joga no que você gosta de todo coração. Escute podcast, documentários, anote ideias e muito mais. No transporte, fila do banco e espera do médico. Use estes intervalos de tempo para se jogar de coração no que você quer treinar, no assunto que gosta e deseja aprofundar.


Troca de turno

A troca de turno serve para documentar o que ocorreu e deixar preparado para outro time assumir o posto. Documentar o que foi feito é muito importante, ajuste alarme para:

- Olhar o check list proposto na manhã

- Algo saiu do controle? Qual motivo? O que você pode fazer?


Atenção

A pior coisa para um cliente é ficar esperando que alguém note que deseja algo. Seja intencionalmente atento, verifique as demandas ao redor. Família, trabalho e professores. Quem escolhe surpreender na atenção colhe melhor frutos do que aquele que está desatento.


Data de validade

Descartar produtos vencidos é IMPORTANTE, a vigilância sanitária é bem rigorosa neste quesito. Como está a estocagem dos seus arquivos?

-Possuí livros que não usa mais?

-A caixa de e-mail está lotada?

-Papeis de anotações fora de lugar?

-Mochila com ticket de tudo, tudo desorganizado?

Descarte ou doe o que não vai usar mais. Tenha uma rotina de limpeza de e-mail, anotações e sua mochila diariamente tire os descartes.


Limpeza

Está relacionado ao descarte, porém é necessário um dia específico para limpar e organizar itens:

Livros, fichário, apps do celular, computador, e-mail.

Marque em sua agenda um compromisso!


O fecha

O fecha consiste em deixar tudo organizado no local específico para o turno da manhã começar em ordem. Deixar preparado os insumos, limpo e com as anotações do que precisa ser feito na manhã.

Voilà!!! Acabou de estudar? Organize tudo o que precisa para o dia seguinte: Roupa de treino, comida, material, higienize sua mesa, anote os itens que precisa ter atenção no dia seguinte.


Estudo

Os baristas após um dia de trabalho, muitas vezes se dedicam para estudar novas técnicas, participar de competições, grupos de estudos, roda de amigos, degustações e muito mais.

O estudo não precisa ser necessariamente no quarto fechado, converse com pessoas, use o tempo livre para se abastecer de forma intencional.


Estudar por muitas vezes para mim era um bicho de sete cabeças, porém quando eu percebi que tenho a capacidade de me dedica como fiz quando barista isso mudou uma chave na minha mente, fez um UPDATE em meu cérebro sobre o que é estudar.

O assunto que eu escolher precisa ser algo que tenha significado em minha vida, estudar por estudar é escolaridade mas conhecimento compreendemos a importância para nossa jornada de forma aplicada.


Fez sentido para você?

Compartilhe este texto com mais pessoas e aplique o que aprendeu!

O Update na mente só se faz quando apertamos o botão da ação!

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page