Líderes tem amigos?

Essa pergunta pode parecer ser simples mas não é!
Ao observar o que está sendo cultivado percebemos cada vez mais líderes isolados, em burnout devido ao acúmulo de estresse e falta de confiança. Será que liderem podem ter amigos ou isso poderá afetar negativamente sua posição?
Gustavo Cezar em seu canal Efeito Colapso trouxe uma aula referente à este tema para literalmente colapsar nossa mente, fazer um update na forma que pensamos e vivemos a amizade.
Movimentos sem líderes.
Observamos nos dias de hoje movimentos sem líderes como Black Lives Matters, onde o coletivo que regularizam o andar e a seleção do que é correto ou não. O norte para guiar é apenas para manter interesses pessoais, não são alicerçados em princípios e valores.
"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros" George Orwell - Revolução dos bichos
Recentemente fiz a leitura do livro Revolução dos bichos de George Orwell, onde um coletivo de animais se juntam para derrubada dos humanos do poder, os animais encabeçados pelos porcos lutam para tomar a fazenda.
Logo no início, é estabelecido 7 mandamentos dos animais e com passar do tempo estes mandamentos sofrem alterações para beneficiar interesses dos porcos que estavam no poder.
Você pode não estar em uma posição onde exerce liderança sob outras pessoas, porém saiba você é líder de sua própria vida e é fundamental saber com quem nos relacionamos e aprender os princípios para fazer escolhas de nossas amizades.
Muitas vezes confundimos proximidade com a amizade. Gustavo Cezar
Estar próximo não significa ter um relacionamento de amizade, muito menos ter em suas redes sociais. Muitas vezes confundimos proximidade com a amizade, porém as pessoas ficam com medo em perder sua posição em carreira, status e acabam cada vez mais se isolando.
Mais amigo não é aquele que faz tudo junto e gosta do que eu gosto?
Não!!!! Isso é uma relação autocentrada, você não quer um amigo e sim um espelho onde quem se relaciona com você tem que ser o mais parecido com sua imagem!
Mais e aí? Como faço um update no meu conceito de amizade?
Gustavo Cezar trouxe alguns pontos para auxiliar em uma seleção onde as pessoas não são escolhidas por gostos mas sim por princípios.
Lembram de seus líderes: A pessoa honra em suas atitudes, mesmo o líder não estando presente respeita seus ensinamentos.
Se afastam de fofoca: Uma pessoa que gosta de fofoca ou não se posiciona perante ela, não tem um caráter de honra, uma amizade precisa ser escolhida por princípios e honrar é um princípio fundamental para quem respeita a liderança. Somente pessoas maduras se permitem ser lideradas, os imaturos buscam reivindicações e apenas defender suas ideias.
Te serve e lutam por você: amigos defendem você, protege sua honra e não permite que injustiças sejam feitas. Precisamos ficar atento à isso. Quem semeia princípios deixa rastro pois por onde passa podemos observar aquilo que foi plantado.
Muitas vezes ficamos do lado daquilo que é interessante para nós e não para o que é sensato ou junto. Gustavo Cezar
Em minha jornada de estudos a seleção de amigos contribuíram para desviar de um caminho. Quando não trabalhamos nosso caráter nestes quesitos, nós também plantamos ervas daninhas. Aquele que promove a divisão abre brechas para a destruição.
Você pode assistir a aula no vídeo abaixo:
Este UPDATE serviu para você? Aplique em sua vida e compartilhe também este post.
O Update na mente só se faz quando apertamos o botão da ação!