top of page

Pai, afaste de mim esse tablet!



A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos.

C. S. Lewis


Enquanto estava no cabelereiro realizando meus procedimentos de beleza, notei uma criança assistindo vídeos, eu não sabia o que me incomodava mais, se era os palavrões falados ou a passividade do responsável.

Os tabletes e celulares virou a chupeta com açúcar que víamos no passado, com a finalidade de acalmar as crianças, os pais sempre tem em suas mangas vídeos no youtube ou até mesmo um joguinho. Assim como o açúcar na chupeta aciona na mente comportamento vicioso, os estímulos frenéticos em conteúdo digital também!


"Estou entediado!!!"

Catherine L'Ecuyer aponta como as crianças estão sendo prejudicadas com esta quantidade de estímulos, este bombardeio está comprovado que não faz as crianças mais espertas causando problemas de aprendizados e autocontrole.

"Foram analisados 59 DVDs supostamente educativos e dirigidos às crianças de menos de três anos de idade e foi identificado uma média de 7,5 mudanças abruptas de cena por minuto, o que seria materialmente impossível observar na vida de uma criança sem o fator tela. Não é de se estranhar que as crianças fiquem entediadas, impacientes e nervosas quando volta ao ritmo do mundo real"


Um minuto sem wi-fi, guerra declarada!!

Quando era mais nova, precisava aguardar o período noturno para me conectar a internet discada pois era mais econômico, tínhamos que esperar a conexão por um período e sempre acompanhada com o barulho clássico de conexão. Ps: Se você não é desta época clique aqui para saber como vivíamos.

Para fazer minhas pesquisas do colégio, utilizava a coleção Larrouse Cultural, livros, recortes de revistas e para pesquisas rápidas podia acessar a internet. Mesmo eu, que vivi em uma época onde a exposição de telas não era tão frequente, adaptei facilmente à internet, celulares hiper smart e atualmente busco ficar antenada às novidades tecnológicas.

As crianças hoje estão cada vez mais sendo expostas à um mundo frenético, um alerta para como escolhemos viver diariamente. É hipocrisia colocar estas crianças em escolas estilo montessoriano, comprar brinquedos de madeira e no lar a família estar imersa em uma vida cheia de estímulos, sem rotina, sem contato com a natureza, sem leitura e outros hábitos que cultivem virtudes. O repensar da exposição da tela não é apenas para as crianças mas como nós estamos vivendo nossas vidas: utilizamos as máquinas como ferramenta ou somos dependentes emocionais destes equipamentos?

Catherine L'Ecuyer aponta que a saturação dos sentidos ocasionada por super estimulação pode provocar seguinte círculo vicioso:

  1. A super estimulação substitui o motor da criança onde anula a capacidade da imaginação, criatividade e curiosidade.

  2. De início trás uma sensação de euforia mas a criança se acomoda, não toma iniciativa, fica passiva, com preguiça mental e se entedia. Perceba, cada vez mais precisa de vídeos com estímulos mais altos: barulhos mais intensos e busca de maior velocidade.

  3. A criança fica nervosa, hiperativa, não fica confortável consigo e precisa de qualquer maneira chamar atenção dos adultos ao seu redor.

  4. Busca de aumentar o super estímulo com maiores intensidades, vídeos de linchamentos, guerras, histórias violentas e de horror com sangue. Personagens como vampiros, Zombies tanto nos livros e telas.

  5. Essa criança se torna adolescente com seus estímulos saturados, que busca ver de tudo e ter tudo. Alguns adolescentes irão procurar seus responsáveis que ajudem em ter vontades e desejos pois já não o sente mais. Outros irão em busca de novas "aventuras", drogas, vandalismo, violência, bebedeira e outros.

Note que este adolescente irá se tornar adulto, o que irá acontecer com ele?

A intenção deste texto não é demonizar a internet, principalmente porque seria uma baita de hipocrisia dizer isto quando o escrevo em um site e após a publicação compartilharei em minhas redes sociais.


Como podemos cultivar bons hábitos?

É um desafio de vida me dedicar ao estudo de bons e compartilhar com o maior número de pessoas estes aprendizados.

Separei algumas temáticas que desejo me aprofundar em estudo como, desenvolvimento de hábitos, construção de rotina e educar para a eternidade.

Em meu instagram pessoal lancei um desafio Rotina da noite - 1 a 8 de maio. Abordarei como a família pode construir em conjunto hábitos que auxiliem no desenvolvimento de virtudes e rotinas saudáveis.

Clique aqui para acessar meu instagram e participar deste desafio.


Fez sentido para você?

Compartilhe este texto com mais pessoas e aplique o que aprendeu!

O Update na mente só se faz quando apertamos o botão da ação!


Referências Bibliográficas


L'ECUYER, Catherine; NEGRÃO, Cristiana. Educar na curiosidade: A criança como protagonista da sua educação. 1. ed. [S.l.]: Fons Sapientiae, 2016.

PEDIATRICS. The Effects of Fast-Paced Cartoons. Disponível em: https://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/early/2011/09/08/peds.2011-2071.full.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.

TECMUNDO. 8 sons clássicos e nostálgicos da tecnologia - TecMundo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OvE1VM8oiig. Acesso em: 28 abr. 2021.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page